Lindo Roteiro em Alagoas

O litoral alagoano é considerado o “Caribe Brasileiro”. Trata-se de um local com atrativos incríveis como praias paradisíacas com areia branquíssima e mar com águas mornas cristalinas, piscinas naturais, gastronomia única e moradores que acolhem os turistas da melhor forma possível. Esses cenários de sonho podem ser ideais para as suas férias!

A melhor época para visitar Alagoas é no verão, já que os meses entre maio e agosto costumam ser chuvosos e podem atrapalhar seus planos. Principalmente quando o foco são as praias! Para aproveitar as famosas piscinas naturais, a dica é ficar de olho nas fases da lua, já que influenciam diretamente nos níveis da maré. As piscinas são formadas com a maré baixa (o ideal é que esteja entre 0.0 a 0.2), sobretudo nos meses de janeiro e fevereiro.

Maceió é a capital do estado alagoense e principal destino entre os viajantes. À partir de lá, é possível conhecer vários outros lugares, principalmente se os viajantes estiverem de carro. Por isso, confiram nossas dicas de roteiro por lá:

Primeiro dia: Maceió
Uma das praias mais bonitas da cidade é a “Praia de Ponta Verde”. Se possível, fique hospedado por ali! Pegue a estrada em direção à Praia de Ipioca, que fica a uns 25 quilômetros, e aproveite a infraestrutura do Hibiscus Beach Club. Trata-se de um clube à beira mar onde é cobrado um valor de R$40,00 (sujeito à variações de acordo com a temporada) por pessoa para passar o dia todo! O azul do mar é turquesa e há diversas comodidades como rede, guarda sol, mesa, cadeira, restaurante, música boa, etc. O ideal é passar o dia por lá e voltar para o “centro urbano” no final da tarde. Na cidade, não deixe de conhecer as praias de Pajuçara, Jatiúca e Ponta Verde!

Segundo dia: Paripueira
Saia cedinho de Maceió em direção à Paripueira, que está a uns 28 quilômetros de lá. O Restaurante “Mar & Cia” oferece um passeio de lancha até a “Praia de Carro Quebrado”, que é uma das praias desertas mais bonitas do Brasil e o percurso leva cerca de 2h30. Na volta, aproveite para almoçar no “Mar & Cia” e logo após, siga em direção a Maragogi, que fica a 2 horas dali.

Terceiro Dia: Maragogi
É a região de mar com azul intenso e praias incríveis. Não fique na cama! Acorde cedinho e vá visitar as famosas piscinas naturais “Galés de Maragogi”, formadas pela maré baixa. O passeio mais conhecido sai do “Pontal do Maragogi” e é realizado em um catamarã. A média de valor é de R$100,00 (sujeito à mudanças de acordo com a temporada) e conta com um percurso de 30 minutos até chegar às piscinas. Não deixe de verificar a tábua de marés antes de ir, já que esses passeios só acontecem se a maré estiver entre 0.0 e 0.6, das 6h às 15h. De lá, volte para a Praia de Peroba e aproveite o restante do dia!

Quarto Dia: Maragogi
Uma das praias mais conhecidas de Maragogi é a Praia de Antunes, que fica a uns 5 quilômetros da Praia de Peroba. A temperatura da água, a cor do mar e as piscinas naturais são os responsáveis por atrair diversos turistas. Se a maré estiver entre 0.0 e 0.2, é possível fazer uma caminhada de meia hora e chegar até as piscinas naturais. Mas não se esqueça de ficar de olho na maré! Pode ser que o nível suba no caminho de volta. Almoce e siga em direção a Japaratinga, no litoral norte de Alagoas.

Quinto Dia: Japaratinga
É um município vizinho de Maragogi. Costuma ser o destino ideal para os viajantes que buscam descanso e tranquilidade! Não deixe de conhecer a praia de Pontal do Boqueirão. É por lá que é possível encontrar as piscinas naturais mais bonitas dali. Outro passeio imperdível é até o “Mirante Monte Tabor”, que disponibiliza uma vista incrível e o acesso deve ser feito à partir da Pousada Paraíso dos Coqueirais.